Candomblé



Foto antiga de uma iniciação Bantu

A palavra Candomblé é de origem Bantu (do Kimbundu)

Não da forma "aportuguesada" que escrevemos e pronunciamos (Candomblé).

A palavra dos povos bantu, vem de uma junção de palavras
KA - NDOMBE - MBELE
Que tem o significado de : Pequena casa de iniciação dos negros
KA - No início da palavra tem a função diminutiva 
NZO = Casa
KANZO = Pequena casa

NDOMBE = Preto, negro, escuro
MBELE = Criado, iniciado.


A PALAVRA CORRETA SERIA : KANDOMBELE.


Nação Banto - Angola - Congo

A palavra Bantu compreende Angola e Congo, é uma das maiores nações do Candomblé, uma religião Afro-Brasileira. Desenvolveu-se entre escravos que falavam Kimbundo e Kikongo.
  • Nkisi na Angola

    O Deus supremo e Criador é Nzambi ou Nzambi Mpungu; abaixo dele estão os Jinkisi/Minkisi, divindades do Panteão Bantu. Essas divindades se assemelham a Olorun e Orishas da Mitologia Yoruba, e Olorum e Orixá do Candomblé Ketu.

  • Os principais Minkisi são:


    • NkosiRoxi Mukumbe: - Nkisi de guerra e Senhor das estradas de terra. MukumbeBiolêBuré qualidades ou caminhos desse Nkisi.
    • Ngunzu: - Engloba as energias dos caçadores de animais, pastores, criadores de gado e daqueles que vivem embrenhados nas profundezas das matas, dominando as partes onde o sol não penetra.
    • Mutalambô, Lambaranguange:Caçador, vive em florestas e montanhas, Nkisi de comida abundante.
    • Gongobira ou Gongobila: - Caçador jovem e pescador.
    • Mutakalambô: - Tem o domínio das partes mais profundas e densas das florestas, onde o Sol não alcança o solo por não penetrar pela copa das árvores.
    • Nzazi, Loango: - São o próprio raio, entrega justiça aos seres humanos.
    • Kaviungo ou Kavungo, Kafungê ou Kafunjê, Kingongo, Kafundeji: - Nkisi da varíola, das doenças de pele, da saúde e da morte.
    • Nsumbu - Senhor da terra, também chamado de Ntoto pelo povo de Congo.
    • Hongolo ou Angorô (masculino) e Angoroméa (feminino): - Auxilia na comunicação entre os seres humanos e as divindades (representado por uma cobra).
    • Kindembu ou Nkisi Tempo: - Rei de Angola. Senhor do tempo e estações. É representado, nas casas Angola e Congo, por um mastro com uma bandeira branca.
    • Kaiango ou Kayango, Cayango: - Têm o domínio sobre o fogo. (fontes no artigo)
    • Matamba, Bamburucema, Nunvurucemavula: - Qualidades ou caminhos de Kaiango. guerreira, comanda os mortos (Nvumbe).



          Ritual
  • Na Angola, os sacramentos são:

    1 - Massangá: Ritual de batismo de água doce (menha), na cabeça (mutue), do iniciado (ndumbi), usando-se ainda o kezu (Obi). 
    2 - Nkudiá Mutuè: (Bori)- ritual de colocação de forças (Kalla ou Ngunzu(Angola)= Asé(Axé) = Muki(Congo)), através do sangue (menga) de pequenos animais. 
    3 - Nguecè Benguè Kamutué: ritual de raspagem, vulgarmente chamado de feitura de santo. 
    4 - Nguecè Kamuxi Muvu: Ritual de obrigação de 1 ano. 
    5 - Nguecè Katàtu Muvu: Ritual de obrigação de 3 anos (Nguece = obrigação), nessa obrigação, faz-se o ritual de mudança de grau de santo. 
    6 - Nguecè Katuno Muvu: Ritual de obrigação de 5 anos, preparação quase que identica a de um ano, só que acompanhada de muitas frutas. 
    7 - Nguecè Kassambá Muvu: ritual de obrigação de 7 anos, quando o iniciado receberá seu cargo, passado na vista do público, sendo elevado ao grau de Tata Nkisi (Zelador) ou Mametu Nkisi (Zeladora). 

    As obrigações, são de praxe para os rodantes, porque Kota (ekedi) e Kambondo (ogã), ja recebem seus cargos na feitura, portanto já nascem com suas ferramentas de trabalho, dão suas obrigações para aprimorar seus conhecimentos. 

    Em Angola, quem passa cargo são os enredos de Dandalunda. Isto é, não é preciso ser filho de Dandalunda, mas é ela quem autoriza aquela pessoa a receber o cargo. 

    Após 7 anos de obrigações, se renovarão a cada ano com rito de obi ou borí, conforme o caso, repetindo-se as obrigações maiores de 7 em 7 anos para renovar e conservar o indivíduo fortte, transformando-o em Kukala Ni Nguzu- Um ser fotte. 
    Kunha Kele: Sacramento realizado 3 meses e 21 dias após a feitura ( tirada de kele), quando o santo soltará a Kuzuela = Ilá. 
    Ordem de barco (sequência das pessoas recolhidas juntas para iniciação) na Angola

    1º - Kamoxi, 2º - kaiari, 3º - katatu, 4º - Kakuanam, 5º - kakatuno, 6º - Kassagulu, 7º - Kassambà.
  • Hierarquia

    Na hierarquia de Angola o cargo de maior importância e responsábilidade são: é mais frequente se dizer Tata Nkisi (homem) ou Mametu Nkisi (mulher